quarta-feira, 30 de março de 2016

Não vai ter Golpe, vai ter impeachment! - UFFLIVRE

Wilson Madeira Filho, diretor da Faculdade de Direito da UFF, convocou para esta quarta-feira, 23, às 15h, reunião sobre "elaboração de postura política da comunidade acadêmica sobre a necessária manutenção do Estado Democrático de Direito".


Poderíamos discorrer sobre o apreço do senhor Wilson Madeira pelo Estado Democrático de Direito, uma vez que militou por partidos comunistas, ou então questionar a relevância acadêmica do professor, que ministrou em 2015 o relevantíssimo curso de verão "Direito e Breaking Bad", imprescindível na construção de uma Universidade respeitada.
Preferimos, porém, nos ater ao conteúdo da nota.
No primeiro parágrafo o professor convoca a comunidade acadêmica para uma reunião com o intuito de "elaborar postura política sobre a necessária manutenção de um Estado Democrático de Direito", na quarta-feira, às 15h.
Agora, façamos um exercício.
Onde se lê "elaborar postura política", ler "declarar apoio ao PT e ao Governo".
Onde se lê "comunidade acadêmica", ler "professores petistas e militantes de partidos comunistas que estejam desocupados às 15h de uma quarta-feira em um final de período na antevéspera de um feriado".
No segundo parágrafo o professor relata seu comparecimento em evento na OAB, onde juristas se mostraram apreensivos quanto a utilização institucional de órgãos jurídicos com vieses ideológicos.
Ora, caro Diretor. temos um ponto em comum! Nós, do UFF Livre, compartilhamos da apreensão para com o aparelhamento político de órgãos jurídicos, o que, curiosamente, o Partido dos Trabalhadores vem fazendo desde 2003, quando assumiu o poder, e é muito nítido na OAB do Rio de Janeiro, do Ilustríssimo Deputado Federal Wadih Damous, do... PT!
Em seguida, o digníssimo professor encerra dizendo que, como diversas universidades se pronunciaram, a UFF, com toda sua tradição e casa de diversos constitucionalistas, deve assumir uma posição quanto ao cenário político atual, que compara aos golpes militares.
Vejam só que contradição: comparar o impeachment aos golpes militares e exaltar os constitucionalistas da faculdade quando, na mesma semana, Guilherme Peña de Moraes, um dos principais professores da disciplina na casa, declara que a atuação do Juiz Sérgio Moro é técnica e legítima.
Professor, nós do UFF Livre aceitamos que o senhor discorde de tudo que foi dito acima e pense de forma diferente. O que nós não aceitamos é a utilização da instituição como aparato de perpetuação de seus ideais, ignorando todos os docentes e discentes que DISCORDAM de suas posições acerca do processo de impeachment da Presidente da República.
Estamos vigilantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário